domingo, 31 de outubro de 2010

O Bebê de Rosemary -1968 (Rosemary's Baby)

Terror psicológico extremamente perturbador. A direção, produção fica por conta de Romain Polanski, cuja vida também é digna de um roteiro, e é baseado no romance homônimo de Ira Levin, publicado em 1967. O filme começa com um casal recém casado em busca de apartamentos em NYC e Rosemary Woodhouse (Mia Farrow) se encanta por um flat em um antigo prédio com histórias um pouco esquisitas contadas por seu amigo Hutch (Maurice Evans). Apesar de advertidos mudam-se, decorando o apartamento, sofrendo alguns abalos com o insucesso de Guy Woodhouse (John Cassavetes), um ator mas ainda em busca da fama e cânticos estranhos durante a madrugada. Já devidamente instalados eles conhecem seus vizinhos, o casal Castevet, extremamente solícitos e um tanto intrometidos. Rosemary não é tão receptiva mas seu marido, após uma conversa privada com Roman Castevet (Sidney Blackmer), torna-se melhor amigo do casal e freqüentador do flat ao lado. Guy consegue o papel que tanto desejava mas se torna ausente em casa, sempre visitando os vizinhos estranhos até que Rosemary, para agradar seu marido, o avisa que pretende engravidar. Ele muito feliz corre para contar a novidade aos vizinhos e planeja uma noite muito especial com sua mulher. As cenas seguintes são perturbadoras, com imagens apreensivas, nudismo, sangue, rituais, interpretações satânicas e possível estupro. Rosemary acorda no dia seguinte sentindo-se estranha e com seu corpo arranhado, mas seu marido diz que ela havia passado da conta na bebida e teve uma noite um tanto selvagem. Sem se preocupar ela segue com sua rotina até descobrir que está grávida. Durante os três primeiros meses de gestação é obrigada, pelo seu marido e vizinhos, a tomar uma infusão para substituir as tradicionais vitaminas para grávidas e é tratada por um médico também indicado pelo casal Castevet. A interpretação de Mia é perfeita, nos fazendo sentir as dores de seu corpo frágil e o peso do filme. Nos meses seguintes ela se torna forte outra vez e começa a organizar os preparativos para o novo bebe e recebendo visitas em sua casa. Seu amigo Hutch, intrigado pelas infusões e situação da jovem, começa a investigar o passado do prédio e descobre que ali é a sede de uma seita de bruxarias e que Rose está esperando um filho do Satã. A jovem mãe se vê entre a repulsa e o sentimento maternal. O visual 60s predomina o filme, época na qual foi gravado. As roupas eram marcadas por linhas retas, minissaias, vestidos tubinho, botas brancas e a generalização do uso da meia-calça. Os cabelos começaram a ficar mais curtos e a maquiagem valorizava sempre os olhos e com cílios inferiores e superiores marcados. Em 1976 o filme teve uma seqüência feita para a televisão chamada "Look What's Happened to Rosemary's Baby" também com Ruth Gordon e Ray Milland. O filme é excelente, uma obra de arte do horror. Não poderíamos esperar menos de Polanski!
Photobucket


domingo, 24 de outubro de 2010

The Wolfman (2010)

Photobucket
Photobucket


The Wolfman é uma adaptação do filme homônimo de 1941 e foi dirigida por Joe Johnston, que trabalhou em Star Wars, Indiana Jones, Jurassic Park e Captain América (estréia em 2011).

Lawrence Talbo (Benicio del Toro) é um ator que retorna para sua cidade natal depois de receber um aviso que seu irmão desaparecera. Intrigado em saber o que aconteceu vai até o necrotério para ver o corpo e percebe que as feridas só podem ter sido proferidas por algo não humano porque seu irmão estava completamente irreconhecível. Buscando por respostas ele vai até um acampamento cigano para fazer algumas perguntas e onde presencia e é atacado pela criatura com forma de Lobo. Ele volta para casa e é tratado pela noiva de seu irmão, Gwen Conliffe (Emily Blunt). Após algumas noites perturbadas, chega a primeira noite de lua cheia e quando o protagonista finalmente descobre a marca permanente que o ataque lhe deixou. Ele transforma-se em lobo e sai pela cidade em busca de carne humana. Talbo acorda em seu jardim, coberto de sangue e rodeado pela polícia que a interna em um manicômio, o mesmo no qual ele passara parte da sua juventude após a morte de sua mãe.  Ele passa por tratamento de choque e mergulho no gelo, todos sob supervisão do Dr. Hoenneger (Antony Sher). Após muitas sessões de torturas, Talbot começa a lembrar de alguns fatos importantes e esquecidos do seu passado, mas somente após a visita do seu pai, Sir John (Anthony Hopkins), descobre toda a verdade.
Fato engraçado deste filme é a participação do Inspector Aberline (Hugo Weaving), nome verdade de um renomado investigador de Londres, condecorado com 84 prêmios e que participou de casos famosos como o de Jack o Estripador e o escândalo da Rua Cleveland.
A história do filme é boa e não original porque já foi contada e filmada diversas vezes. O filme peca na cinematografia que poderia ser bem mais explorada na floresta e imagens mais elaboradas, mas os efeitos especiais não deixam a desejar, como era de se esperar.
Antony Hopkins sempre cumpre bem seu papel de esquisitão e excelente em tramas de suspense e mortes. Infelizmente Hugo Weaving sempre será o Agente Smith da saga Matrix, sinto muito.  
Benicio del Toro perfeito para o papel de Wolfman se torna pequeno, apagado e sem o seu charme de bad boy costumeiro. Para mim ele é a versão latina ou morena do Brad Pitt, ótimo ator, muito bonito, mas com pouco reconhecimento. 
O figurino é composto por peças dos anos 30, mantendo o clima sombrio do filme com cores escuras. Os homens usam ternos e coletes, comuns a época e mulheres devidamente cobertas com seus vestidos de golas alta e compridos até os pés.

Bom filme.


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Remember Me - 2010

Photobucket

Robert Pattison, Emilie de Ravin, Pierce Brosnan, Chris Cooper

Mais um filme que conta a história de uma família devastada pelo ataque às Torres Gêmeas. Ok, já contei o final e isso significa que o filme não vale a pena e o preço que paguei para entrar na sala de cinema.

Logo no início somos arrebatados com a morte da mãe de uma garotinha de 11 anos no metro. Depois do assaltante arrancar-lhe a bolsa, ele atira sem piedade não se importando com a criança ao lado. O pai, policial e investigador do crime, nunca conseguiu superar a morte da esposa e tenta superproteger sua família. Esforço inútil, claro. Na universidade ela conhece Tyler Hawkins, se apaixona e depois de uma briga com seu pai, muda para a casa do seu namorado. E a partir daí o filme se torna morno.

Acredito a repercussão e a bilheteria foi boa por causa do Robert Pattison, galã do momento que interpreta o personagem principal (Hawkins) e arrasta adolescentes e mulheres para a sala de cinema enquanto esperam outro capítulo da saga vampiresca. Conta a história de um estudante, namorador, integrante de uma família parcialmente destruída, que se apaixona por uma garota. O tempo dos casal é curto e, por isso, o filme faz um pouporri dos momentos mais importantes da vida de um adolescente. Demonstra as dúvidas, raivas, decepções, amizade, amor e como tudo isso pode acabar apenas por um acidente, uma decisão errada. O filme segue toda a linha de romance e conflitos comuns, até a ultima cena que na qual a câmera se afasta do rosto do protagonista, finalmente revelando o sentido do filme. Confesso que um sentimento de raiva me invadiu por causa desta cena: o prelúdio do desastre.

O figurino é bem atual porque o filme acontece em 2001, com o uso de jeans, tênis, camisetas e cabelos soltos. Também reforça a idéia de quanto mai velho melhor e a onda vintage é confirmada com as roupas do próprio Pattison usadas neste filme. A revista "People" divulgou na época que algumas peças de roupas usadas pelo personagem principal seriam leiloadas, inclusive um vestido preto com flores vermelhas usadas por Emilie Ravin (Ally neste filme e a Claire Littleton no seriado Lost) e o terno extremamente elegante de Pierce Brosman (pai de Hawkins e eterno James Bond), o evento aconteceu mas infelizmente não consegui descobrir os valores pagos.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

My Dear Clementine (1946)

Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket


Diretor John Ford

Henry Fonda é Wyatt Earp, Victor Mature é Dr. John Henry "Doc" Holliday, Cathy Downs é Clementine Carter (ex amante de Doc) e Linda Darnell como Chihuahua (cantora e apaixonada por Doc).
O filme narra a historia de 4 irmãos forasteiros e um cirurgião semi-aposentado cujo qual é visto como o dono de uma pequena cidade no interior dos EUA. Depois de ter o caçula James morto e o rebanho roubado, os irmãos Earp resolvem descobrir quem foi o autor do crime para vingar-se e instalam-se na cidadezinha. Wyatt, um dos irmãos, torna-se facilmente xerife e por algum tempo consegue manter a ordem, mas com a chegada do anti-herói Doc a história muda. Para evitar conflitos e manter os interesses de ambos resolvem selar a paz e administrarem juntos.  Doc está doente e usa a pequena comunidade como refúgio de seus conhecidos e familiares do seu local de origem. A história muda com a chegada de Clementine, antiga namorada do cirurgião e, sendo rejeitada por ele, é atraída por Wyatt. Seguindo algumas pistas e depois de algumas trocas de tiros, eles conseguem descobrir quem roubou o rebanho e quem são os verdadeiros perturbadores da ordem.

Este filme é em PB com grandes cenas externas, demonstrando a fragilidade e precariedade das pequenas cidades do interior, cercadas por montanhas e servindo de ponto de parada para viajantes e comerciantes. Há muitos fatos curiosos também, como o anti-herói beber champagne, gostar de teatro e obras de Shakespeare enquanto o bom moço se esbalda no whisky; a adaptação dos barbeiros a cadeiras mais modernas, outros cortes de cabelo, uso de loções pós-barba e a construção de uma igreja a céu aberto, melhor dizendo, uma torre de madeira que tem a sua comemoração através de dança e muita bebida alcoólica. Comparando a sociedade do filme com a época atual, avançamos nos assuntos relacionados a tecnologia, roupa e alimentação, mas continuamos no mesmo sistema pão e circo.

Detalhe: A Clementine foi tão insossa que não aparece na capa do filme. Esta morena é a Chihuahua (Darnell), cantora e apaixonada por Doc. Não merece ter a trilha sonora com seu nome.



Música Oh  my darling Clementine

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (Prince of Persia: The Sands of Times) - 2010

Gemma Arterton, Jake Gyllenhaal, Ben Kingsley, Alfred Molina, Dave Pope, Thomas DuPont, Steve Toussaint, Toby Kebbell.

Photobucket
Photobucket
Photobucket



E a descoberta do final de semana foi “O Príncipe da Pérsia”!
O filme te prende a TV do início ao fim, apesar de ser a história clichê de crise no império, inveja fraternal e ser baseado num famoso game. É uma mistura de Indiana Jones com Ali Babá e os 40 Ladrões, mas sem aquela baboseira de histórias longas, antiquadas e ladrões-heróis.
O filme foi produzido pela mesma equipe da trilogia “Piratas do Caribe”, Mike Newell, Walt Disney Pictures e Jerry Bruckheimer Films, buscando sempre ressaltar a ironia entre os personagens, as cenas hilárias e inocência da trama, mesmo tratando-se de traição e ambição. A história épica de ação é ambientada na mística Pérsia, onde o príncipe guerreiro Dastan.(Jake Gyllenhall) e a misteriosa Princesa Tamina luta para salvar as areias do tempo e a ampulheta que mantém a ira dos Deuses e o poder de controlar o mundo. Foram construídos cenários gigantescos nos estúdios Pinewood na Grã-Bretanha, além do uso de locações cerca de Marrakesh, Ouarzazate e Erfoud, no Marrocos. E os efeitos, por incrível que pareça, não foram muito usados e, quando surgem, também fazem bonito e acrescentam de forma positiva sua parte no todo.
Adorei a cenografia, os atores e figurino. O filme é leve como deveria ser uma obra baseada em jogos, mas mantendo a seriedade de um reinado ameaçado por problemas familiares.  O ator Jake Gyllenhaal, protagonista selecionado para viver o corajoso Dastan, fez questão de não usar dublês em seus saltos, lutas e escaladas. Já Gemma Arterton, pode usar um pouco do mistério e força de seu ultimo trabalho como Bond Girl em Quantum of Solace para acentuar mais sua personagem e conquistar o público. O elenco ainda é composto por Ben Kingsley (Gandhi no filme “Ganghi”) que, em minha opinião, é um grande ator e um elegante vilão e Alberto Molina (o Doutor Otto Octavius em Homem-Aranha 2) cujo papel é o "malandro das Arábias" que foge de impostos e se esconde do governo. O figurino também foi essencial para a caracterização com o jogo. Destaque para Gemma, que veste muito bem trajes persas e suas pinturas religiosas. A trilha sonora, quase todas instrumental, emolduram a beleza das locações e situações de perigo.

Já nos games, Prince of Persia é uma franquia de sucesso. Apesar de não ter apresentado nada novo nessa nova geração de consoles, é um jogo que detém grande influência e agora, com o filme, possui mais adeptos.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

The Breath of Scandal (1960)

Photobucket
Photobucket


   Dirigido por Michael Curtiz

   Sophia Loren, Maurice Chevalier, John Gavin, Angela Lansbury e Milly Vitale



    As histórias de amor entre realeza e plebeus consumiram e conquistaram muitas platéias e, pelo visto, nunca sairão de moda.

    O ultimo romance que assistimos foi “The Breath of Scandal”, com a belíssima Sophia Loren e baseado na peça de Ferenc Molnar chamada Olympia e um remake do filme His Glorious Night de 1929.

    Sophia Loren interpreta a princesa viúva Olympia que foi expulsa para o interior por provocar o suicídio de outro homem. Durante seu exílio conhece, por acidente, o americano empresário Charlie Foster, que a desconhece como parte da realeza. Depois de uma noite atrapalhada, engraçada e cheia de imprevistos entre os dois, a Princesa Olympia recebe o perdão do imperador e volta para sua casa. Prometida ao Príncipe da Prússia para formar uma aliança política vive o conflito entre o dever e o amor verdadeiro. Como todo bom romance, há dúvidas, incertezas, escolhas erradas, términos até que surge o tradicional final entre o mocinho e a mocinha.

    É divino olhar Sophia Loren com a sua beleza radiante e vestida com roupas que acentuam a cada minuto seu corpo bem desenhado. Seu figurino é impecável e escolhido cuidadosamente para exibir seu humor, por exemplo a escolha da saia vermelha usada no exílio, demonstrando sua raiva e ânsia por liberdade e guerra; também o vestido de gola alta na cor gelo e rendas delicadas mostrando com que frieza deveria atuar para terminar o affair com o plebeu e também o preto puritano para audiência com o imperador. Como sua própria mãe ( Isabel Jeans/Princess Eugénie) afirma em uma das cenas:“Cada vestido a cada ocasião. Roupas são quase tão importantes quanto às palavras.”
         A trilha sonora é clássica, contanto com a maravilhosa interpretação de Maurice Chevalier para a música “Breath of Scandal” – incrível!    
    O filme é impressionante, com trajes suntuosos e linda cinematografia que capta cenário deslumbrante.

sábado, 9 de outubro de 2010

Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles) – 1984


Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles) – 1984

Photobucket
Molly Ringwald, Justin Henry, Michael Schoeffling, Haviland Morris, John Cusack e Joan Cusack


Este filme é um clássico dos anos 80 e, tradicionalmente, repleto de situações inusitadas, festas desastrosas, pais malucos, mas com um final feliz. Logo no início já lembramos da nossa adolescência pelos óculos, chapéus, penteados malucos, walkman, fita cassete e roupas extravagantes – que dizer, eu e minha irmã lembramos desta fase divertida quando o “legal” era apenas ser diferente e colorido.


A história conta a vida insegura de uma adolescente que, ao completar 16 anos, pensa que sua vida toda irá mudar a partir desta data. Ela espera que seu corpo torne-se mais maduro, sua personalidade se fortifique, seja mais inteligente e o mais importante, que os outros possam notar a transformação. Ela sente-se frustrada por estes milagres instantâneos não acontecerem e segue para sua escola. Durante uma aula deixa cair um questionário sobre vida sexual e amorosa e é assim que finalmente consegue a atenção do garoto mais desejado da escola. Depois de um dia completamente atrapalhado, aniversário esquecido por familiares, assédio de um Nerd no caminho de volta para casa, encontro seus avos maternos que dominaram seu quarto, avó paterna “apalpando” em seus seios, resolve ir a uma festa da escola. Revoltada com a falta de atenção e decidida a mudar sua atitude, entrega sua calcinha ao garoto nerd que a persegue, apenas para ajudá-lo a ser popular na turma do laboratório e com isso consegue informações e conselhos sobre o menino que gosta.


Molly Ringwald é a personagem principal, iniciando sua carreira como garota dourada dos filmes para adolescente da época, a atriz recusou muitos papéis importantes que poderia enriquecer sua carreira como “Pretty Woman”, protagonizado por Julia Roberts e “When Harry Met Sally...” dado a Meg Ryan, aposto que são duas decisões das quais ela se arrepende até hoje.  Seu ultimo trabalho foi na série adolescente “The Srcret Life of the American Teenager” no qual representa a mãe da protagonista Amy (Shailene Woodley). O Nerd assediador é Anthony Michael Hall, que contracenaria novamente com Molly em “O Clube dos %” no ano seguinte. Este é um filme de estréias no cinema, marcando o início da carreira de John Cusack, que interpreta um adolescente da turma dos Nerds, e o único ao lado de sua irmã, Joan Cusack que representa uma menina com problemas na coluna e usa um aparelho que dificulta a locomoção.

Eu não entendo o que se passa na cabeça dos tradutores destes filmes, o título significa “16 Velas” em inglês, muito mais adequado, afinal narra os primeiros dias aos 16 anos de uma garota.

Os anos 80 serão eternamente lembrados como uma década onde o exagero e a ostentação foram marcas registradas, principalmente com relação aos seriados de TV que esbanjavam jóias, pele e todo o glamour que o dinheiro poderia comprar. Nesta década foi decidido deixar para trás a simplicidade hippie, aderindo e incrementando a moda “Saturday Night Fever” inserida em 1977. Todas as marcas se empenharam no brilho, grandes logos e glamour da noite. Foi neste período que o jeans alcançou seu ápice e definiu como peça básica no guarda-roupa. Os penteados também não ficavam para trás, cortes assimétricos, coloridos e extremamente repicados. A maquiagem era extremamente forte com cores vivas e sempre na linha exótica. Os acessórios não poderiam ficar de fora da moda futurista dos anos 80, pulseiras, brincos e colares feitos de acrílico e plástico eram a sensação do momento. Época muito rica e divertida na moda. 


Trilha Sonora - 


1. Happy Birthday (3:00) - Altered Images
2. Ring Me Up (3:12) - Divinyls
3. Whistle Down The Wind (3:40) - Nick Heyward
4. Wild Sex (In The Working Class) (4:07) - Oingo Boingo
5. Rev-Up! (2:13) - The Revillos
6. Little Bitch (2:34) - The Specials
7. Sixteen Candles (2:48) - The Stray Cats
8. If You Were Here (2:58) - Thompson Twins
9. Young Guns (Go For It!) (3:38) - Wham!
10. True (5:36) - Spandau Ballet
11. Turning Japanese (3:45) - The Vapors
12. Snowballed (3:23) - AC/DC
13. Rebel Yell (4:47) - Billy Idol
14. Today I Met The Boy I'm Gonna Marry (2:48) - Darlene Love
15. Young Americans (3:15) - David Bowie
16. Love of the Common People (3:43) - Paul Young
17. Growing Pains (3:03) - Tim Finn
18. Gloria (5:58) - Patti Smith
19. Lenny (4:57) - Stevie Ray Vaughan
20. Rumours in the Air (4:32) - Night Ranger
21. When It Started To Begin (3:49) - Nick Heyward

sábado, 2 de outubro de 2010

A Ilha do Medo (Shutter Island) – 2010


A Ilha do Medo (Shutter Island) – 2010

Dirigido por Martin Scorsese, com Leonardo DiCaprio, Ben Kingsley, Mark Ruffalo e Michelle Williams.

Photobucket



Este filme lembrou muito dos clássicos do Hitchcock como “Psycho” ou “Rear Window”, cujos fatos não são o que realmente parecem ser. Dirigido por Martin Scorsese, a trama tinha que se transformar em um grande filme de suspense.


Não sou fã do Leonardo DiCaprio, talvez pelo Titanic ou por causa do namoro com Gisele Bündchen, o que importa é que nunca imaginei que ele pudesse crescer e se tornar um bom ator - tinha-o como Macaulay Culkin. Neste filme DiCaprio vive um detetive enviado para investigar o desaparecimento de uma detenta dentro de um manicômio para criminosos.

A instituição, considerada de alta segurança, está isolada em uma ilha e o único acesso é por meio de uma balsa diária que ligam médicos e enfermeiras com o resto do mundo; o cenário perfeito para experiências médicas, insanidade e abusos.

O cenário é sombrio e nebuloso, dividido entre construções antigas, prédios militares, bosque e rochedos. As imagens se confundem entre realidade, sonhos e devaneios, destaque para a cena onde a casa pega fogo e a mulher do detetive se desfaz em cinzas negras. Excelente efeito e gravação! O figurino é basicamente constituído por ternos dos anos , uniformes de enfermeiras, médicos e internos.

O final surpreende o espectador, deixando a dúvida de até que ponto conseguimos admitir as nossas culpas: “Você prefere viver como um monstro ou morrer como um homem bom?”