quinta-feira, 21 de outubro de 2010

My Dear Clementine (1946)

Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket


Diretor John Ford

Henry Fonda é Wyatt Earp, Victor Mature é Dr. John Henry "Doc" Holliday, Cathy Downs é Clementine Carter (ex amante de Doc) e Linda Darnell como Chihuahua (cantora e apaixonada por Doc).
O filme narra a historia de 4 irmãos forasteiros e um cirurgião semi-aposentado cujo qual é visto como o dono de uma pequena cidade no interior dos EUA. Depois de ter o caçula James morto e o rebanho roubado, os irmãos Earp resolvem descobrir quem foi o autor do crime para vingar-se e instalam-se na cidadezinha. Wyatt, um dos irmãos, torna-se facilmente xerife e por algum tempo consegue manter a ordem, mas com a chegada do anti-herói Doc a história muda. Para evitar conflitos e manter os interesses de ambos resolvem selar a paz e administrarem juntos.  Doc está doente e usa a pequena comunidade como refúgio de seus conhecidos e familiares do seu local de origem. A história muda com a chegada de Clementine, antiga namorada do cirurgião e, sendo rejeitada por ele, é atraída por Wyatt. Seguindo algumas pistas e depois de algumas trocas de tiros, eles conseguem descobrir quem roubou o rebanho e quem são os verdadeiros perturbadores da ordem.

Este filme é em PB com grandes cenas externas, demonstrando a fragilidade e precariedade das pequenas cidades do interior, cercadas por montanhas e servindo de ponto de parada para viajantes e comerciantes. Há muitos fatos curiosos também, como o anti-herói beber champagne, gostar de teatro e obras de Shakespeare enquanto o bom moço se esbalda no whisky; a adaptação dos barbeiros a cadeiras mais modernas, outros cortes de cabelo, uso de loções pós-barba e a construção de uma igreja a céu aberto, melhor dizendo, uma torre de madeira que tem a sua comemoração através de dança e muita bebida alcoólica. Comparando a sociedade do filme com a época atual, avançamos nos assuntos relacionados a tecnologia, roupa e alimentação, mas continuamos no mesmo sistema pão e circo.

Detalhe: A Clementine foi tão insossa que não aparece na capa do filme. Esta morena é a Chihuahua (Darnell), cantora e apaixonada por Doc. Não merece ter a trilha sonora com seu nome.



Música Oh  my darling Clementine

Nenhum comentário:

Postar um comentário