sábado, 9 de outubro de 2010

Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles) – 1984


Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles) – 1984

Photobucket
Molly Ringwald, Justin Henry, Michael Schoeffling, Haviland Morris, John Cusack e Joan Cusack


Este filme é um clássico dos anos 80 e, tradicionalmente, repleto de situações inusitadas, festas desastrosas, pais malucos, mas com um final feliz. Logo no início já lembramos da nossa adolescência pelos óculos, chapéus, penteados malucos, walkman, fita cassete e roupas extravagantes – que dizer, eu e minha irmã lembramos desta fase divertida quando o “legal” era apenas ser diferente e colorido.


A história conta a vida insegura de uma adolescente que, ao completar 16 anos, pensa que sua vida toda irá mudar a partir desta data. Ela espera que seu corpo torne-se mais maduro, sua personalidade se fortifique, seja mais inteligente e o mais importante, que os outros possam notar a transformação. Ela sente-se frustrada por estes milagres instantâneos não acontecerem e segue para sua escola. Durante uma aula deixa cair um questionário sobre vida sexual e amorosa e é assim que finalmente consegue a atenção do garoto mais desejado da escola. Depois de um dia completamente atrapalhado, aniversário esquecido por familiares, assédio de um Nerd no caminho de volta para casa, encontro seus avos maternos que dominaram seu quarto, avó paterna “apalpando” em seus seios, resolve ir a uma festa da escola. Revoltada com a falta de atenção e decidida a mudar sua atitude, entrega sua calcinha ao garoto nerd que a persegue, apenas para ajudá-lo a ser popular na turma do laboratório e com isso consegue informações e conselhos sobre o menino que gosta.


Molly Ringwald é a personagem principal, iniciando sua carreira como garota dourada dos filmes para adolescente da época, a atriz recusou muitos papéis importantes que poderia enriquecer sua carreira como “Pretty Woman”, protagonizado por Julia Roberts e “When Harry Met Sally...” dado a Meg Ryan, aposto que são duas decisões das quais ela se arrepende até hoje.  Seu ultimo trabalho foi na série adolescente “The Srcret Life of the American Teenager” no qual representa a mãe da protagonista Amy (Shailene Woodley). O Nerd assediador é Anthony Michael Hall, que contracenaria novamente com Molly em “O Clube dos %” no ano seguinte. Este é um filme de estréias no cinema, marcando o início da carreira de John Cusack, que interpreta um adolescente da turma dos Nerds, e o único ao lado de sua irmã, Joan Cusack que representa uma menina com problemas na coluna e usa um aparelho que dificulta a locomoção.

Eu não entendo o que se passa na cabeça dos tradutores destes filmes, o título significa “16 Velas” em inglês, muito mais adequado, afinal narra os primeiros dias aos 16 anos de uma garota.

Os anos 80 serão eternamente lembrados como uma década onde o exagero e a ostentação foram marcas registradas, principalmente com relação aos seriados de TV que esbanjavam jóias, pele e todo o glamour que o dinheiro poderia comprar. Nesta década foi decidido deixar para trás a simplicidade hippie, aderindo e incrementando a moda “Saturday Night Fever” inserida em 1977. Todas as marcas se empenharam no brilho, grandes logos e glamour da noite. Foi neste período que o jeans alcançou seu ápice e definiu como peça básica no guarda-roupa. Os penteados também não ficavam para trás, cortes assimétricos, coloridos e extremamente repicados. A maquiagem era extremamente forte com cores vivas e sempre na linha exótica. Os acessórios não poderiam ficar de fora da moda futurista dos anos 80, pulseiras, brincos e colares feitos de acrílico e plástico eram a sensação do momento. Época muito rica e divertida na moda. 


Trilha Sonora - 


1. Happy Birthday (3:00) - Altered Images
2. Ring Me Up (3:12) - Divinyls
3. Whistle Down The Wind (3:40) - Nick Heyward
4. Wild Sex (In The Working Class) (4:07) - Oingo Boingo
5. Rev-Up! (2:13) - The Revillos
6. Little Bitch (2:34) - The Specials
7. Sixteen Candles (2:48) - The Stray Cats
8. If You Were Here (2:58) - Thompson Twins
9. Young Guns (Go For It!) (3:38) - Wham!
10. True (5:36) - Spandau Ballet
11. Turning Japanese (3:45) - The Vapors
12. Snowballed (3:23) - AC/DC
13. Rebel Yell (4:47) - Billy Idol
14. Today I Met The Boy I'm Gonna Marry (2:48) - Darlene Love
15. Young Americans (3:15) - David Bowie
16. Love of the Common People (3:43) - Paul Young
17. Growing Pains (3:03) - Tim Finn
18. Gloria (5:58) - Patti Smith
19. Lenny (4:57) - Stevie Ray Vaughan
20. Rumours in the Air (4:32) - Night Ranger
21. When It Started To Begin (3:49) - Nick Heyward

Nenhum comentário:

Postar um comentário