quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (Prince of Persia: The Sands of Times) - 2010

Gemma Arterton, Jake Gyllenhaal, Ben Kingsley, Alfred Molina, Dave Pope, Thomas DuPont, Steve Toussaint, Toby Kebbell.

Photobucket
Photobucket
Photobucket



E a descoberta do final de semana foi “O Príncipe da Pérsia”!
O filme te prende a TV do início ao fim, apesar de ser a história clichê de crise no império, inveja fraternal e ser baseado num famoso game. É uma mistura de Indiana Jones com Ali Babá e os 40 Ladrões, mas sem aquela baboseira de histórias longas, antiquadas e ladrões-heróis.
O filme foi produzido pela mesma equipe da trilogia “Piratas do Caribe”, Mike Newell, Walt Disney Pictures e Jerry Bruckheimer Films, buscando sempre ressaltar a ironia entre os personagens, as cenas hilárias e inocência da trama, mesmo tratando-se de traição e ambição. A história épica de ação é ambientada na mística Pérsia, onde o príncipe guerreiro Dastan.(Jake Gyllenhall) e a misteriosa Princesa Tamina luta para salvar as areias do tempo e a ampulheta que mantém a ira dos Deuses e o poder de controlar o mundo. Foram construídos cenários gigantescos nos estúdios Pinewood na Grã-Bretanha, além do uso de locações cerca de Marrakesh, Ouarzazate e Erfoud, no Marrocos. E os efeitos, por incrível que pareça, não foram muito usados e, quando surgem, também fazem bonito e acrescentam de forma positiva sua parte no todo.
Adorei a cenografia, os atores e figurino. O filme é leve como deveria ser uma obra baseada em jogos, mas mantendo a seriedade de um reinado ameaçado por problemas familiares.  O ator Jake Gyllenhaal, protagonista selecionado para viver o corajoso Dastan, fez questão de não usar dublês em seus saltos, lutas e escaladas. Já Gemma Arterton, pode usar um pouco do mistério e força de seu ultimo trabalho como Bond Girl em Quantum of Solace para acentuar mais sua personagem e conquistar o público. O elenco ainda é composto por Ben Kingsley (Gandhi no filme “Ganghi”) que, em minha opinião, é um grande ator e um elegante vilão e Alberto Molina (o Doutor Otto Octavius em Homem-Aranha 2) cujo papel é o "malandro das Arábias" que foge de impostos e se esconde do governo. O figurino também foi essencial para a caracterização com o jogo. Destaque para Gemma, que veste muito bem trajes persas e suas pinturas religiosas. A trilha sonora, quase todas instrumental, emolduram a beleza das locações e situações de perigo.

Já nos games, Prince of Persia é uma franquia de sucesso. Apesar de não ter apresentado nada novo nessa nova geração de consoles, é um jogo que detém grande influência e agora, com o filme, possui mais adeptos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário