quinta-feira, 9 de setembro de 2010

The Reader - 2008


O Leitor (2008)

Kate Winslet, Ralph Fiennes 


O filme é baseado no livro Der Vorleser (1995), do escritor alemão Bernhard Schlink e trata dos medos e segredos escondidos pelo tempo.

Este filme conta a história de Michael Berg (Ralph Fiennes), um advogado alemão, que relembra desta uma paixão de verão antiga com uma mulher mais velha, Hanna Schmitz que desaparece de sua vida subitamente. Após 8 anos de seu desaparecimento, no banco dos réus de um tribunal alemão ele reencontra seu antigo amor e percebe que ela não o tinha abandonado. Ela foi recrutada durante a Segunda Guerra Mundial e trabalhou para a SS, colaborando com a morte de dezenas de judeus. Durante a trama, Michael percebe que ela guarda um segredo e que poderia salvá-la da decisão da corte, mas escolhe se calar.
Winslet participou deste projeto no lugar de Nicole Kidmanque engravidou no início das filmagens. Sua premiação de melhor atriz pelo Oscar e pela BAFTA e de melhor atriz coadjuvante pelo Globo de Ouro foi muito bem merecida, conseguiu atuar de uma maneira ingênua e simples, conflitando com a brutalidade do caráter do personagem.
O figurino foi escolhido para demonstrar a situação pré e pós-guerra, portanto as cores usadas são escuras, os casacos quase iguais aos dos militares e poucos acessórios. A utilização das roupas também foi bem apropriada para demonstrar a simplicidade e falta de vaidade de Hanna. Em apenas um trecho do filme podemos notar roupas coloridas e leves usadas por ela durante a viagem feita com seu amante adolescente, quando por um momento pode sentir-se livre de qualquer obrigatoriedade moral da sociedade.
Este filme nos leva a questionas todas as nossas mais profundas verdades.
O que você seria capaz de fazer para esconder um segredo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário