quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sherlock Holmes (2010)

Sherlock Holmes (2010)
SH



Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams.

Adoro histórias de detetives, principalmente as escritas no início do século XX. Época em que o desconhecido era simplesmente explicado como “rituais de bruxarias” e a medicina, ainda pouco avançada, era considerada profana e desrespeitosa. Fiquei admirada com esta nova versão do Sherlock Holmes que mostra um detetive completamente oposto do britâncio-engomadinho-sem sentimentos que conhecemos, este possui uma personalidade forte, explosiva, ciumenta e cheia de vícios. É delicioso assistir Robert Downey Jr planejar e golpear seu adversario lentamente durante uma luta de boxe e depois rever todo o trajeto rapidamente. Apesar da irritabilidade do personagem principal, Guy Riitchie optou por manter alguns aspéctos fortes que caracterizam Holmes como a sua dedução através da observação, falta de sono e fome enquanto resolve um caso, cachimbo, violino e a prática de experimentos. Apesar de termos a idéia das roupas desenhadas em suas antigas ilustrações, o nosso Holmes moderno não usa capa por cima dos ombros e muito menos o chapéu com abas tão característico. Ele usa ternos escruros, um pouco descuidados e básicos.

Dr. Watson, representado por Jude Law, é o típico fiel escudeiro que protege e se preocupa com seu amigo aventureiro, mas com um constante duelo interno de quem quer ser e qual caminho seguir. Seu vestuário é composto por peças claras e tons de marrom, mantendo um aspecto muito mais alinhado e limpo do que Holmes.

Irene Adler, uma misteriosa mulher que balança ainda mais a cabeça de Sherlock, é representada por Rachel McAdams. Seu figurino é caracterizado por capas longas e escuras, mas seus vestidos são de cores fortes e vivas para chamar atenção na cena e ressaltar entre os demais. Nesta época usavam-se saias e vestidos longos, bem acinturados e com  tournures ("anquinhas") que armavam apenas a parte traseira da peça. Era típico o uso do chapéu bandeaux ou bandós (derivação dos hoods ou redes, em português), redinhas arrematadas com uma pena ou outro enfeite na parte lateral. Os bandós também criaram um estilo para os cabelos e são requintados até hoje e isso concluía o novo padrão da mulher independente, engajada e participativa da época.

Poderia escrever muito sobre esta época, seus costumes e vestimentas.

Adorado filme, adorados atores, adorado figurino!


Nenhum comentário:

Postar um comentário