Silkwood (1983)
Meryl Streep, Kurt Russel e Cher.
O filme conta a vida de Karen Silkwood, uma metalúrgica, divorciada e separada de seus três filhos pequenos. Karen (Meryl Streep) vive con sua amiga lésbica Dolly Pelliker (Cher) e seu namorado Drew Stephens (Kurt Russel) em uma casa perto da planta de trabalho..
Durante o expediente Karen eh exposta a radiação, sofre tortura psicológica e trabalha por longas horas. Para evitar e amenizar seus problemas com o ex-marido e longas horas de trabalho ela fuma muito, inclusive maconha, e bebe exageradamente. Apos episódios suspeitos na metalúrgica, Karen começa a investigar os padrões de funcionamento e segurança da empresa americana Kerr-McGee, o que causou a sua possível morte para prevenir o escândalo de baixa segurança para os funcionários. O filme é provacativo e aguça ainda mais as dúvidas sobre este acidente de carro fatal.
Meryl e Cher adotam a postura de mulheres fortes, usando jeans, regatas e pouca maquiagem. Com cabelos curtos, fala simples e dia-a-dia comum elas mostram o quanto somos dependentes destas gigantes e poderosas companhias.
Silkwood não é um filme previsível , não espere encontrar grandes manifestos e conspirações políticas, apenas conta a vida de um ser humano e de nossas relações com o meio externo em situacões de extremo cansaço e falta de cuidado.
Excelente filme e incrível interpretacão de Meryl e Cher.