domingo, 13 de junho de 2010

Down Argentine Way (1940)

Down Argentine Way (1940)
Don Ameche, Betty Grable, Carmen Miranda
Photobucket
Photobucket

É um musical de 1940 que introduziu Carmen Miranda nos EUA. Este filme foi marcado por várias estréias como a de Betty Grable no papel principal, Don Ameche como seu par romântico, e da dupla de sapateado “The Nicholas Brothers” roubando a cena com seus rápidos e simultâneos pés – definitivamente sou fã!
A história do filme é sobre um argentino que vai vender seus cavalos em solo americano e conhece uma garota da família rival de seu pai. Sem contar os reais motivos da fuga dos EUA o jovem volta para a Argentina, mas é surpreendido depois de alguns dias com a chegada do seu amor. Depois de algumas confusões com a tia acompanhante da garota, figurões puxa-sacos e guias bem intencionados, o pai acaba aceitando o relacionamento do casal e mudando a forma de comandar sua fazenda.
O figurino escolhido é no estilo Carmen Miranda, com saias longas abertas, tops curtos e muito brilho.
As roupas masculinas são ternos claros, camisas de listras, chapéus e bigodinhos do estereótipo latino sedutor.
As músicas são adoráveis, os diálogos encantadores, mas um tanto exagerado no conceito “latin lover”, mas o filme bem divertido.
Indicado para quem quer sorrir sem pretensão de grande acontecimentos.
Curiosidade: Carmen Miranda namorou durante muito tempo com John Wayne, dá pra imaginar??? Mesmo não sendo realmente casada, menteve relações conjugais com ele e outros namorados, o que na época era um escândalo. Apesar de manter a atitude de mulher independente, casou-se com David Sebastian e, mesmo com uma relução conturbada e repleta de traições, recusava-se a se divorciar devido a religião, atitude um tanto contraditória de quem sempre morou com seus namorados. Durante este casamento aprendeu a beber e viciou em barbitúricos. Sua morte aconteceu em sua casa logo após cantar algumas canções para amigos e convidados. Foi até seu quarto para descansar, acendeu um cigarro, vestiu um robe, retirou a maquiagem e caminhou em direção à cama com um pequeno espelho à mão. Um colapso cardíaco fulminante a derrubou morta sobre o chão no dia 05 de agosto. Seu corpo foi encontrado pela empregada na mesma noite. Tinha 46 anos.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

The Ghost Writer (2010)

The Ghost Writer (2010)
Diretor: Romain Polanski
The Ghost Writer
The Ghost Writer

Ewan MacGregor, Olivia Williams e Pierce Brosnan

Este filme foi baseado no livro lançado em 2007 pelo escritor inglês Robert Harris e conta a história de um escritor contratado para reescrever o memoire do ex-primeiro ministro britânico que vive em estado de semi-exílio em uma ilha americana. No filme, MacGregor atua neste papel, assumindo o lugar de outro escritor misteriosamente morto enquanto pesquisava sobre a vida do biografado.
Assistimos a ultima sessão deste filme e, mesmo amando os trabalhos anteriores de Romain Polanski, quase dormimos pela falta de som, monotonia e imagens escuras. Também descobrimos o vilão antes do ápice, acabando com todo o mistério do jogo de conversas. Acredito que tenha faltado um pouco de malícia nas pistas e concordância nas informações fornecidas ao espectador. 
Não tenho muito o que dizer do figurino porque é muito discreto, sem acessórios, prevalecendo o uso constante de ternos escuros e capas de chuva.
Tenho certeza de que a vida pessoal do diretor e seu futuro esteja causando mais dúvidas e curiosidade do que seu ultimo trabalho.